CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

O Intercâmbio do Dançar e a Janela de Debate são lives que acontecem em horários predefinidos durantes os dias do RECodai. Confira a programação detalhada abaixo.

Todos os vídeos da Mostra de Dança (Regional ou Nacional) ficarão disponíveis durante o evento.

ACESSAR MOSTRAS

07 de junho

segunda
Trajetória cultural da dança no Brasil

com Prof. Dra. Valéria Aparecida Rocha Torres

07 de junho | 14:00h
A dança é uma importante expressão artística e mais do que um papel artístico, sempre carregou um relevante papel social, expresso em seus movimentos e em seus diferentes estilos. A historiadora Prof. Dra. Valéria Aparecida Rocha Torres destaca esta função da dança e reflete sobre sua a trajetória na formação cultural e social do Brasil.

Ir até a página

Produção Cultural

com Cecília Marcondes e Manuel Figueiredo

07 de junho | 16:00h
Os produtores culturais Cecília Marcondes e Manuel Figueiredo relatam suas experiências no desenvolvimento de ações culturais, buscando contribuir para os artistas que desejam compreender as ações importantes para a produção de qualquer evento ou espetáculo cultural nas mais diferentes expressões artísticas.

Ir até a página

Representatividade Negra no Dançar: A importância das discussões raciais na dança

com Leonardo Muniz

07 de junho | 19:00h
Em uma conversa com a historiadora Prof. Dra. Valéria Aparecida Rocha Torres, o bailarino Leonardo Muniz, primeiro bailarino do Balé da Cidade de São Paulo, discute a importância de se levantar a pauta das discussões raciais e de representatividade negra como forma de valorizar a identidade e a cultura negra na dança.

Ir até a página

08 de junho

terça
Elaboração de coreografia para Teatro Musical

com Patrícia Chaib

08 de junho | 14:00h
A atividade é dedicada ao teatro musical, uma categoria teatral que combina músicas, danças e diálogos buscando expressar pensamentos e sentimentos por meio de diferentes linguagens. A partir de sua experiência, a oficineira Patrícia Chaib fala sobre pontos importantes para garantir um eficaz intercâmbio artístico entre estas diferentes modalidades.

Ir até a página

Danças Urbanas

com Felipe Santos

08 de junho | 16:00h
O oficineiro Felipe Santos ministra uma aula sobre danças urbanas, estilos que se popularizaram, a partir da década de 70, como uma modalidade social e de estreita relação com a cultura do Hip Hop.

Ir até a página

Bate-papo

com Yoshi Suzuki

08 de junho | 19:00h
Em um bate-papo mediado pela produtora cultural Loriane Salvi, o bailarino Yoshi Suzuki, primeiro bailarino da São Paulo Companhia de Dança, fala sobre a sua experiência com a dança internacional e as formas de realizar um processo de internacionalização das produções, ressaltando o contato entre o artista e o mercado exterior, bem como a integração do dançar com os territórios de outras nações

Ir até a página

09 de junho

quarta
Ballet Clássico

com Yoshi Suzuki

09 de junho | 14:00h
Yoshi Suzuki, primeiro bailarino da São Paulo Companhia de Dança, ministra um workshop sobre ballet clássico, buscando apresentar a estética e técnica rigorosa deste estilo que corresponde à técnica clássica do ballet.

Ir até a página

Jazz Lírico

com Wellington Conceição

09 de junho | 16:00h
O workshop de Jazz Lírico busca apresentar conceitos ligados ao estilo de dança que se utiliza do Ballet, do Jazz e da Dança Contemporânea para a sua concepção. A partir desses conceitos, o oficineiro Wellington Conceição destaca a suavidade dos movimentos e as expressões que fazem parte do Jazz Lírico.

Ir até a página

Democratização da dança

com Carlinhos Reis e Lourenço Zanelo

09 de junho | 19:00h
Os coreógrafos Carlinhos Reis e Denílson Scarpitti, por meio da mediação da produtora cultural Loriane Salvi, debatem sobre a democratização da dança e a busca para torná-la uma expressão artística acessível em diferentes realidades.

Ir até a página

10 de junho

quinta
Danças Afro - Iniciante

com Lourenço Zanelo

10 de junho | 14:00h
Em um workshop sobre as danças que integram a cultura africana, o bailarino Lourenço Zanelo apresenta a variedade cultural existente nos diferentes tipos de danças afro. A partir desta aula, busca-se valorizar as maneiras de se expressar culturalmente através da dança, reforçando como as danças afro se reconectam com o passado e reforçam o sentimento de pertencimento aos seus respectivos povos.

Ir até a página

Ensaio de Variações: Ballet de Repertório

com Alex Lima

10 de junho | 16:00h
Os solos realizados pelos bailarinos é o foco do oficineiro Alex Lima em seu workshop de Ensaio de Variações – Ballet de Repertório. Em sua aula, o professor fala sobre diferentes movimentos, como grand pas de deux, variação feminina e masculina, entre outros.

Ir até a página

Formação em dança no interior do estado de São Paulo

com Lourenço Zanelo e Patrícia Saran

10 de junho | 19:00h
A produtora cultural Loriane Salvi faz a mediação de um bate-papo entre Lourenço Zanelo e Patrícia Saran, professores com atuação no interior do Estado de São Paulo e que compartilham suas experiências e dificuldades como diretores de escolas de dança. Durante o bate-papo, os professores ressaltam, entre outras coisas, como foi a busca pela criação de oportunidades de crescimento em suas respectivas gerações.

Ir até a página

11 de junho

sexta
Alongamento e aquecimento para bailarinos

com Luiza Ginez

11 de junho | 14:00h
A atividade, ministrada pela bailarina Luiza Ginez, apresenta conceitos e técnicas de alongamento para bailarinos e dançarinos, visando melhorar o preparo físico dos artistas e permitir uma maior qualidade de suas danças.

Ir até a página

Dança Contemporânea

com Leonardo Muniz

11 de junho | 16:00h
Leonardo Muniz, bailarino do Balé da Cidade de São Paulo, ministra uma aula dedicada à valorização da autonomia dos bailarinos em construir suas próprias coreografias. A dança contemporânea é desenvolvida a partir de improvisações, métodos e procedimentos de pesquisas que garantem a concepção do trabalho artístico do dançarino contemporâneo.

Ir até a página

Reconectando vivências do dançar

com Daylon Martinelli, Gabriel Gonçalves e Lourenço Zanelo

11 de junho | 19:00h
O RECodai - Reconectando vivências do dançar é um evento virtual elaborado para impulsionar as ações artísticas e culturais durante a pandemia, mas sua criação só foi possível graças ao histórico de sucesso do Concurso de Dança do Interior (CODAI), evento realizado desde 2017 em Espírito Santo do Pinhal, interior de São Paulo. Nessa live de lançamento, os produtores Daylon Martineli, Gabriel Gonçalves e Lourenço Zanelo relatam suas experiências, contam os bastidores dessa história e revelam o que o público pode esperar das ações que fazem parte da programação do RECodai - Reconectando vivências do dançar.

Ir até a página